Não imponha condições para ser grato. Faça da gratidão o seu estilo de vida. Isi Golfetto

Razões para ser grato... mesmo quando tudo está uma droga!
Isi Golfetto

É fácil ser positivo e grato pelas boas coisas que a vida proporciona. Difícil mesmo é olhar em volta e tentar enxergar o que há para ser grato quanto tudo está uma droga.

A vida não é perfeita, mesmo assim, 
escolha ser grato pelos momentos perfeitos
que a tornam especial.

Você se considera uma pessoa grata? De 0 a 10 que nota você dá à prática dessa virtude em sua vida? Você consegue motivos para ser grato mesmo quando tudo parece desmoronar?

Ter um coração grato é mais fácil quando nossa vida está um mar de almirante e céu de brigadeiro... quando tudo é calmaria e os negócios estão indo de vento em popa... quando recebemos uma promoção na empresa ou realizamos a compra da casa dos sonhos... quando a família está em harmonia ou encontramos o amor da nossa vida e esse amor é correspondido.   

Mas, quando o céu se torna cinza e a tempestade chega, o vendaval começa e as ondas balançam a nossa estabilidade de lá para cá, ficamos com a nítida sensação de um naufrágio iminente... nos abatemos e damos lugar a sentimentos que nos fragilizam.

Como agradecer quando nada faz sentido? Como ser grato quando tudo parece desabar?

Tal e qual as ondas do mar e as turbulências, a vida é feita de altos e baixos. Precisamos aprender a aceitar e a lidar com os dois... a ser gratos não apenas quando tudo está bem, mas quando as coisas não estão. 

Bons marinheiros são forjados nas tempestades, assim como as dificuldades surgem para nos lapidar. 

Quando as coisas estiverem bem, agradeça... e, quando estiverem ruins procure aprender com a situação e encontre motivos para ser grato... procure enxergar o bem no mal, a alegria na tristeza, o ganho na dor. 

Nos momentos bons escolha desfrutá-los... nos momentos ruins escolha se fortalecer... e em todos eles escolha ser grato.

Como ser grato quando nada parece fazer sentido 

É impressionante como a grande maioria das pessoas condiciona a sua gratidão e a sua felicidade apenas a cenários perfeitos e ideais. Essas pessoas acreditam que quando adquirirem a casa dos sonhos, finalmente serão felizes... quando tiverem um emprego bem remunerado ou o negócio próprio prosperando serão gratos... o dia que casarem com a pessoa dos sonhos serão completamente gratos e felizes. 

Não faça parte desse grupo. Não deixe a sua felicidade para depois. 

Uma das coisas mais trágicas da natureza humana é essa tendência de adiar a vida sonhando com um jardim de rosas mágico no horizonte, ao invés de desfrutar das rosas que estão florescendo em suas janelas. Dale Carnegie

Ser grato não significa se convencer de que tudo está bem, quando de fato não está. Ninguém em sã consciência vai agradecer a perda do emprego que é o sustento da família, a perda de alguém querido ou uma doença. Ser grato não é mascarar os momentos tristes e sem explicação, mas abordar as dificuldades por uma perspectiva diferente.

Ser grato na perda de alguém querido significa agradecer pelos caminhos que um dia se cruzaram, a oportunidade de experimentar juntos algo maravilhoso que só aquela pessoa pode lhe dar e o privilégio de ter aprendido e crescido através daquele relacionamento, daquele emprego ou daquela situação.

Por outro lado, colocar o foco e aumentar a importância daquilo que você não tem vai te impedir de valorizar as coisas que você já tem e de apreciar as coisas simples e os momentos perfeitos que tornam a sua vida mais leve e especial.

A luta termina quando a gratidão começa

Convenhamos, nem todos os dias que o sol brilha, brilhamos juntos. Há dias em que a tristeza bate, estamos mais sensíveis, o nosso humor está em baixa e tudo parece difícil de entender.

Encontrei uma amiga depois de alguns anos. Conversando ela me contou que está enfrentando um sério problema de saúde. Comecei a pensar sobre como alguém pode ser grata nessa situação... quais as lições a serem aprendidas...

Perguntei como ela estava se sentindo e ela disse... quando ajudamos o nosso ponteiro a sair do negativo para o positivo tudo melhora. Não mudou o fato de eu saber que estou doente. Mudou a maneira como me sinto em relação a situação. Posso não mudar a situação, mas posso mudar como eu me sinto

Quando você opta por ser gratos e busca os pontos positivos em qualquer que seja a situação que enfrentar você assume o controle das suas emoções ao invés de deixar que ela te controle.

Ser grato, procurar oportunidades e lições nas adversidades não será uma reação automática. Isso requer prática. É preciso se tornar um hábito. É preciso fazer da gratidão um estilo de vida.

Gratidão, um estilo de vida 

Anualmente escolho uma palavra que vai servir como inspiração tanto para a minha vida pessoal como profissional. Para esse ano escolhi a palavra GRATIDÃO.

Decidi, então, registrar toda semana um motivo de agradecimento em um papelzinho e guardá-lo em um recipiente. Quando o ano terminar serão pelo menos 52 razões que fui grata quando nada parecia fazer sentido.

Entusiasmada com o meu projeto decidi presentear os meus familiares com um pote (semelhante ao da figura acima), como uma maneira de incentivar a cada um deles a ser grato e se beneficiar dos resultados desse novo estilo de vida.

Que tal você fazer parte desse desafio? Vamos juntos? 

Sou grata por você separar uma parte do seu precioso tempo para esta aqui. 
Um forte abraço 
Isi 

Textos sobre GRATIDÃO. Click no link e Boa leitura. 

Pequenas vitórias... Grandes conquistas...  Um dia para agradecer e celebrar com você! 

Quem disse que a tarefa era sobre a pedra?  O propósito escondido. 

Gratidão. 52 frases sobre ser grato quando nada fizer sentido. (Ilustrados e em PDF).

Me acompanhe nas Páginas do Facebook

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina