Você é um bom ouvinte? Isi Golfetto Mais do que meramente escutar, ouvir com eficácia implica em dar àquele que fala a sua completa atenção, somada à sua capacidade de compreensão. Essa compreensão o torna apto a apreciar o outro e a perceber a maneira como ele se sente e por quê. Você também estará mais preparado para detectar expectativas, esperanças, temores e dificuldades.
Ouvir não é apenas esperar o outro terminar a sua fala para retornar ao insaciável desejo de falar sobre aquilo que gravita à sua volta!
Autoavaliação - Você é um bom ouvinte?
É incrível como há pessoas que não se calam nem mesmo quando estão sozinhas. Ficam impacientes ao ouvir o outro porque não conseguem silenciar ao seu diálogo interno.
Ouvir pede silêncio interior. É uma decisão de se esvaziar e respeitar o colega de diálogo.
Ouvir é uma arte que exige disciplina, treino, paciência, empatia, humildade, generosidade.
Quer saber como anda essa sua virtude?
Apresentamos esse teste de avalição que é realizado em duas etapas.
Autoavaliação. Nessa primeira etapa você responde as questões e dá a pontuação que julgar correta.
Ser avaliado. Na segunda etapa, você escolhe uma ou duas pessoas para responderem sobre você. Então, compara os resultados.
Pontuação. De 1 a 4 pontos, sendo 1 para a alternativa nunca e 4 para a alternativa sempre.
1. Você permite que o outro se expresse sem interrompê-lo?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre2. Você escutas nas entrelinhas, procurando o sentido das palavras, especialmente quando a pessoa usa de significado não claro?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
3. Você se esforça para reter as informações importantes durante a conversa?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
4. Você registra os detalhes mais importantes?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
5. Ao recordar um fato, você se preocupa em localizar e registrar os fatos mais importantes e as palavras-chaves?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
6. Você repete para o seu interlocutor os detalhes essenciais de uma conversa antes que ela chegue ao fim, visando confirmar o que entendeu?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
7. Quando em conversa, você começa a formular a sua resposta quando o outro finaliza as suas ideias?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
8. Você evita se tornar hostil quando o ponto de vista do seu interlocutor difere do seu?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
9. Você ignora fatos paralelos que interferem na conversa?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
10. Você sente e transmite interesse genuíno no que o outro está falando?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
Interpretação do resultado
32 pontos ou mais. Você é um bom ouvinte. Alguém que desperta confiança e que sabe captar as ideias do seu interlocutor.
De 27 a 31 pontos você está entre os ouvintes medianos.
De 22 a 26 pontos aponta para a necessidade de uma prática consciente da arte de ouvir bem a fim de superar algumas deficiências.
Abaixo de 21 pontos, provavelmente, boa parte das mensagens que você escuta possui interferências.
Com o resultado da avaliação em mãos você vai identificar os pontos que precisa desenvolver para ouvir o outro com eficácia. Estes se encontrar nos itens avaliados com 1 ou 2 pontos. O objetivo é eliminar o nunca e o raramente da sua lista.
Ninguém é perfeito. Todos estamos em processo de construção, reforma, melhorias. Tire um tempo para refletir e avaliar o seu comportamento em relação a sua habilidade de ouvir o outro. Quando nos conhecemos melhor, conhecemos também os principais fatores que interferem em nosso desenvolvimento, além de podermos aprimorar e evoluir em nossa capacidade de captar o que o outro, realmente, quer dizer através da emoção que transmite por meio das suas palavras e gestos e, assim, aos poucos vamos nos tornar verdadeiros ouvintes.
Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e melhorar o seu relacionamento interpessoal.
Bom estar em sua companhia.
Forte abraço
Isi Textos sobre COMUNICAÇÃO. Click no link e Boa leitura.
Seria cômico... se não fosse trágico. As interferências no ato de ouvir o outro.
O mesmo... só que não... Comunicação, um dos grandes desafios da humanidade.
A habilidade de ouvir o outro. Fingimos ouvir a quem fala.
Pessoas difíceis ou comunicação inadequada? Principais erros na comunicação.
Quem você escutou hoje? Escutar não é algo que você faz na correria.
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
Mais do que meramente escutar, ouvir com eficácia implica em dar àquele que fala a sua completa atenção, somada à sua capacidade de compreensão. Essa compreensão o torna apto a apreciar o outro e a perceber a maneira como ele se sente e por quê. Você também estará mais preparado para detectar expectativas, esperanças, temores e dificuldades.
Ouvir não é apenas esperar o outro terminar a sua fala para retornar ao insaciável desejo de falar sobre aquilo que gravita à sua volta!
Autoavaliação - Você é um bom ouvinte?
É incrível como há pessoas que não se calam nem mesmo quando estão sozinhas. Ficam impacientes ao ouvir o outro porque não conseguem silenciar ao seu diálogo interno.
Ouvir pede silêncio interior. É uma decisão de se esvaziar e respeitar o colega de diálogo.
Ouvir é uma arte que exige disciplina, treino, paciência, empatia, humildade, generosidade.
Quer saber como anda essa sua virtude?
Apresentamos esse teste de avalição que é realizado em duas etapas.
Autoavaliação. Nessa primeira etapa você responde as questões e dá a pontuação que julgar correta.
Ser avaliado. Na segunda etapa, você escolhe uma ou duas pessoas para responderem sobre você. Então, compara os resultados.
Pontuação. De 1 a 4 pontos, sendo 1 para a alternativa nunca e 4 para a alternativa sempre.
1. Você permite que o outro se expresse sem interrompê-lo?
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
2. Você escutas nas entrelinhas, procurando o sentido das palavras, especialmente quando a pessoa usa de significado não claro?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
3. Você se esforça para reter as informações importantes durante a conversa?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
4. Você registra os detalhes mais importantes?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
5. Ao recordar um fato, você se preocupa em localizar e registrar os fatos mais importantes e as palavras-chaves?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
6. Você repete para o seu interlocutor os detalhes essenciais de uma conversa antes que ela chegue ao fim, visando confirmar o que entendeu?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
7. Quando em conversa, você começa a formular a sua resposta quando o outro finaliza as suas ideias?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
8. Você evita se tornar hostil quando o ponto de vista do seu interlocutor difere do seu?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
9. Você ignora fatos paralelos que interferem na conversa?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
10. Você sente e transmite interesse genuíno no que o outro está falando?
( ) Nunca
( ) Raramente
( ) Quase sempre
( ) Sempre
Interpretação do resultado
32 pontos ou mais. Você é um bom ouvinte. Alguém que desperta confiança e que sabe captar as ideias do seu interlocutor.
De 27 a 31 pontos você está entre os ouvintes medianos.
De 22 a 26 pontos aponta para a necessidade de uma prática consciente da arte de ouvir bem a fim de superar algumas deficiências.
Abaixo de 21 pontos, provavelmente, boa parte das mensagens que você escuta possui interferências.
Com o resultado da avaliação em mãos você vai identificar os pontos que precisa desenvolver para ouvir o outro com eficácia. Estes se encontrar nos itens avaliados com 1 ou 2 pontos. O objetivo é eliminar o nunca e o raramente da sua lista.
Ninguém é perfeito. Todos estamos em processo de construção, reforma, melhorias. Tire um tempo para refletir e avaliar o seu comportamento em relação a sua habilidade de ouvir o outro. Quando nos conhecemos melhor, conhecemos também os principais fatores que interferem em nosso desenvolvimento, além de podermos aprimorar e evoluir em nossa capacidade de captar o que o outro, realmente, quer dizer através da emoção que transmite por meio das suas palavras e gestos e, assim, aos poucos vamos nos tornar verdadeiros ouvintes.
Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e melhorar o seu relacionamento interpessoal.
Forte abraço
Isi
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Seria cômico... se não fosse trágico. As interferências no ato de ouvir o outro.
O mesmo... só que não... Comunicação, um dos grandes desafios da humanidade.
A habilidade de ouvir o outro. Fingimos ouvir a quem fala.
Pessoas difíceis ou comunicação inadequada? Principais erros na comunicação.
Quem você escutou hoje? Escutar não é algo que você faz na correria.
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