Isi Golfetto
Ninguém concorda com a opinião do outro. Concordamos apenas com as nossas próprias opiniões expressadas por outras pessoas.
estragado com mais alguém falando!!!
Ouvir é o caminho mais curto para o coração
Alguma vez você teve a impressão de estar falando com as paredes? Qual a sensação? Tem coisa pior? E aquelas conversas ou diálogos que mais parecem monólogos simultâneos?
Ouvir implica em uma entrega ao outro, uma diluição no outro. Para ouvir é necessário limpar a mente de todos os ruídos e interferências causados pelo próprio pensamento durante a fala alheia.
Artur da Távola, jornalista e escritor brasileiro, observador da comunicação humana, destacou doze pontos que apontam as principais dificuldades das pessoas em ouvir o que o outro está falando pelo hábito de pensar, avaliar, julgar e analisar tudo enquanto o outro fala.
Interferências no ato de ouvir o outro
1. Em geral, a pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que o outro não diz.
2. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que quer ouvir.
3. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que já escutou antes e coloca o que o outro está falando naquilo que se acostumou a ouvir.
4. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que imagina que o outro ia falar.
5. Em uma discussão, em geral, os discutidores não ouvem o que o outro está falando... eles só ouvem o que estão pensando em dizer a seguir.
6. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que gostaria de ouvir que o outro dissesse.
7. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que está sentindo.
8. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que já pensava a respeito daquilo que a outra pessoa está falando.
9. A pessoa não ouve o que o outro está falando... ela retira da fala do outro apenas as partes que tenham a ver com ela, que a emocionem, agradem ou prejudiquem.
10. A pessoa não ouve o que o outro está falando... ouve o que confirma ou rejeita o seu próprio pensamento. Vale dizer... ela transforma o que a outra pessoa está falando em objeto de concordância ou discordância.
11. A pessoa não ouve o que o outro está falando... ouve o que possa se adaptar ao impulso de amor, raiva ou ódio que já sentia pelo outro.
12. A pessoa não ouve o que o outro fala... ouve da fala dele apenas aqueles pontos que possam fazer sentido para as ideias e pontos de vista que no momento a estejam influenciando ou tocando mais diretamente.
A interferência no ato de ouvir nada mais é que um mecanismo de defesa. Há pessoas que se defendem de ouvir o que o outro está dizendo por verdadeiro pavor inconsciente. Elas precisam não ouvir porque não ouvindo se livram de retificar os próprios pontos de vista, de aceitar verdades e realidades diferentes das próprias, e assim por diante...
Ouvir é um grande desafio. Desafio de abertura interior, de impulso na direção do próximo, de comunhão com ele, de aceitação de como o outro é e como pensa. Ouvir é proeza... é raridade... é um ato de sabedoria. Ouvir é o caminho mais curto para o coração. Voltaire
Depois que a pessoa aprende a ouvir, ela passa a fazer descobertas incríveis escondidas ou patentes em tudo o que o outro está dizendo.
A comunicação eficaz é um amplo estudo que gera grandes transformações em si mesmo e no outro. Para estabelecer essa comunicação eficiente e ser bem-sucedido em seus relacionamentos pessoais e na vida profissional depende de um aperfeiçoamento contínuo.
Para ampliar um pouco mais os seus conhecimentos seguem links para outros textos sobre o tema. Enjoy!
Isi
Textos sobre COMUNICAÇÃO. Click no link e Boa leitura.
Você é um bom ouvinte? Avaliação.
Comunicação ou competição? Escutar para compreender.
O silêncio é de ouro, mesmo? O silêncio que ensurdece.
O mesmo... só que não! Comunicação, um dos grandes desafios da humanidade.
A habilidade de ouvir o outro. Fingimos ouvir a quem fala.
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
Realmente sempre pensei desta forma, que achamos que ouvimos algo dos outros, mas na verdade ouvimos e entendemos o que queremos, o que nos é confortável.
ResponderExcluirPara ouvir, sem dúvida, precisamos limpar a mente dos ruídos e interferências do próprio pensamento. Interessante que temos a cultura de acreditar que falar é essencial, quando na realidade o ouvir é primordial.
ExcluirFalou pouco e falou bonito! Ouvir é um exercício difícil. Manter os pensamentos controlados, enquanto se ouve alguém, mais ainda. Como aprender a OUVIR mais os outros?
ResponderExcluirBeijos;
Ana
O próximo texto - O MAIOR PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO vai falar exatamente sobre essa questão... a habilidade que precisamos desenvolver para OUVIR o outro... uma delas é silenciar os próprios pensamentos. Vai lá... boa leitura e sucesso na sua conquista de OUVIR melhor o outro!
ExcluirOuvir é ato de humildade e altruísmo. No mundo cada dia mais egocêntrico e vaidoso ouvir de fato é raro e incomum!
ResponderExcluirSabias palavras no post mas, quem as entenderá e as praricará?
Simples... saber não é o bastante é preciso aplicar...
Excluirquerer não é o bastante é preciso fazer. Vamos começar onde estamos, fazendo o que podemos, com o que aprendemos!
Wow... agradeço as recomendações. Continue a rastrear os textos e vai encontrar tesouros!!! Abraços
ResponderExcluir