Quando aprendemos que temos poder sobre a nossa mente, encontramos as forças necessárias para enfrentar a adversidade sobre os fatos externos que estão fora do nosso controle.
Aprendemos com a natureza que ela se repete com regularidade... ora frio, ora calor... ora tempo de florescer, ora de dar frutos. E, tão certo como a primavera surge depois do inverno, o sol vai brilhar depois da tempestade.
Assim como na natureza, várias situações irão se repetir em nossa vida.
Cientes desse ciclo, precisamos desenvolver habilidades e atitudes para estarmos preparados quando os maus dias chegarem... dos desafios mais simples aos mais complexos... das fases conturbadas na implantação de um projeto ao infortúnio da morte de um ente querido, aos períodos desgastantes em nosso relacionamento.
Independente da gravidade de cada situação nossa reação será proporcional a nossa capacidade de superar aquele episódio. E, essa capacidade está ligada a habilidades que foram desenvolvidas e praticadas em tempos de calmaria.
Como você reage quando algo ruim acontece ou quando você não tem o controle da situação?
Fecha-se em si mesmo e chora.
Terceiriza a culpa pela situação em que se encontra.
Avalia a situação e segue em frente.
A adversidade pode ser dividida em duas categorias: o que está sob o meu controle e o que não está. Situações externas não estão sob o meu controle. Contudo, o meu controle interno, a maneira como vou reagir, sim.
A questão é... como eu vou reagir quando a adversidade me abater?
Olhar para dentro permite você se conhecer melhor para saber utilizar suas qualidades quando precisar reagir diante de uma situação adversa.
Olhar para fora permite enxergar que todo mundo enfrenta adversidades. Se todo mundo enfrenta adversidades... logo, eu também vou enfrentar alguma adversidade em algum momento (ou vários) da minha vida.
Olhar para fora permite enxergar que todo mundo tem capacidade de superar a adversidade. Se todo mundo pode superar a adversidade, logo eu também posso superar.
Olhar para dentro permite a você desenvolver a resiliência que vai te capacitar a enfrentar e superar a pressão das fases difíceis.
A resiliência é o processo pelo qual as ostras do mar formam as suas lindas pérolas. As admiráveis pedrinhas brancas são formadas a partir da defesa contra as pedras e parasitas que invadem o seu organismo. Essas conchas criam camadas isolantes em volta da pedra formando uma esfera para não machucá-las.
Faça o mesmo. Não permita que as circunstâncias afetem você negativamente. Transforme essas pedras em pérolas.
As adversidades devem ser vistas como parte do processo e não como motivo para desistir. Se não estiver ao seu alcance mudar a situação em que se encontra, você ainda pode escolher a atitude com a qual vai enfrentá-la!
Nem o mais rigoroso inverno é capaz de impedir a primavera de florescer novamente.
Que a primavera esteja sempre presente em seus dias.
Um forte abraço
Isi
Outros textos sobre ADVERSIDADE & SUPERAÇÃO & RESILIÊNCIA. Boa leitura.
Por que eu? Por que não? Focar na adversidade ou em como lidar com ela?
Calma... é aos poucos que a vida vai dando certo. Resiliência.
Mudar, mas mudar para melhor. Onde não há luta, não há força.
Vamos evoluir? Mude a percepção do problema e supere a situação.
#cancela2019. Como se reinventar após um duro golpe.
Tempestades... cada um tem as suas... Não existe a tecla deletar tempestades.
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua visita! Volte sempre!